Redes sociais

Brasil e o Mundo

Censo do IBGE: Itapetininga registra o menor crescimento populacional dos últimos 52 anos

Publicado

em

Itapetininga, no interior de São Paulo, registrou crescimento de 9,29% no Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28). Este foi o menor resultado censitário dos últimos 52 anos, conforme levantamento do g1.

Ao todo, o Censo 2022 registrou 157.790 habitantes em Itapetininga, 13.413 moradores a mais, em relação à pesquisa de 2010 – que contabilizou 144.377 pessoas no município.

A pesquisa do IBGE também aponta que cidade tem uma densidade demográfica de 88,18 habitantes por km² e uma média de 2,83 moradores por residência.

Contudo, mesmo com o aumento de 9,29%, esta é a menor taxa de crescimento desde o primeiro censo divulgado pelo IBGE na cidade de Itapetininga, em 1970.

O resultado coloca o município acima da média do Estado de São Paulo, que registrou 6,27% de crescimento nas 645 cidades.

O professor de sociologia Fernando Matheus explica que a diminuição na taxa de crescimento é um efeito da transição demográfica. “O Brasil cresceu fortemente em vários anos, com o passar do tempo, isso foi diminuindo no crescimento vegetativo”.

A diminuição das pessoas, continua o sociólogo, pode ser explicada por três fatores: mercado de trabalho, controle de natalidade e urbanização.

53ª maior cidade de SP

 

Apesar do crescimento acima da média, Itapetininga caiu uma posição e se tornou o 53ª maior município do estado de São Paulo, entre 645 cidades.

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *