Brasil e o Mundo
De Criança Para Criança é um dos destaques do 8º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista
A metodologia Criando Juntos coloca o aluno como protagonista do aprendizado de maneira lúdica, divertida e estimula o interesse por diferentes aspectos das disciplinas escolares. Os alunos, sob a mentoria do professor, criam histórias, desenham e narram essas histórias, baseadas nos conteúdos propostos pelas diferentes áreas do conhecimento, para a produção de animações em vídeo. O programa é um importante aliado para reter, ampliar e fortalecer o conhecimento dos estudantes.
“Participar do CIENP é muito importante para nós porque podemos apresentar nosso projeto de educação, baseado no repertório das próprias crianças, que podem desenvolver a criatividade, a cooperação, o trabalho em equipe e, claro, o aprendizado e conhecimento. Somos uma empresa de tecnologia com foco na educação, trabalhamos com inovação em busca de uma educação mais participativa e efetiva”, afirma Azambuja.
A oficina do cofundador da De Criança Para Criança integra o eixo temático “Tecnologias e Metodologias Educacionais” do CIENP. O tema geral do encontro é “Educação Inclusiva: afeto e aprendizagem”. “A educação inclusiva faz parte do projeto De Criança Para Criança, fortalecendo a educação como um direito de todos que deve ser exercido por todos com autonomia e protagonismo”, explica o diretor criativo.
O Criando Juntos já é utilizado em redes municipais e particulares de ensino no Brasil, além de escolas da Espanha. Azambuja comenta que o desempenho dos estudantes é potencializado com o uso da ferramenta, como já demonstraram levantamentos feitos nas escolas em que ela é utilizada. “Há um envolvimento maior dos alunos com o aprendizado. A metodologia ativa de educação contribui muito para engajar os estudantes”, afirma.
Na oficina para professores da CIENP, Azambuja vai apresentar como funciona a metodologia Criando Juntos aplicada em sala de aula para alunos do infantil até o ensino médio. “Os professores vão criar, desenhar e narrar uma história. Ela será enviada pelo celular para uma plataforma, onde um animador vai transformar esse material em animação. Os professores poderão conhecer na prática a metodologia de aprendizagem e ensino. Será uma boa experiência para todos”, diz.