Brasil e o Mundo
Sem Luz: Rui Costa Aponta “Erro Técnico” Como Causa do Apagão que Afetou Milhões de Brasileiros
No dia seguinte ao grande apagão que deixou 29 milhões de pessoas em 25 estados e no Distrito Federal sem energia elétrica, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, veio a público para esclarecer a causa do incidente que paralisou o país na terça-feira (15). Em uma entrevista concedida à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) nesta quarta-feira (16), Costa atribuiu o apagão a um “erro técnico” e uma “falha técnica”, descartando a possibilidade de risco energético e destacando que o país atualmente “sobra energia”.
O incidente que deixou boa parte do país às escuras foi rapidamente desmentido quanto a uma possível crise de oferta e demanda. Rui Costa afirmou que os reservatórios de água estavam cheios e que os parques de geração eólica e solar estavam operando a pleno vapor, garantindo uma produção significativa de energia elétrica. Segundo ele, essa situação contrasta com apagões ocorridos em anos anteriores, que foram provocados por crises de geração de energia devido à baixa disponibilidade de água nos reservatórios.
O governo, entretanto, não está descartando nenhuma possibilidade na investigação das causas do apagão. Rui Costa indicou que tanto a Polícia Federal quanto a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram acionadas para participar da apuração, em conjunto com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A preocupação com a origem do blecaute é evidente, especialmente devido ao seu impacto significativo na vida cotidiana das pessoas e na economia do país.
O ONS está comprometido em esclarecer as circunstâncias por trás do apagão e deve apresentar respostas até quinta-feira (17). No entanto, a demora nesse processo está gerando críticas. Luiz Eduardo Barata, ex-diretor do ONS, expressou sua preocupação quanto à demora na divulgação dos resultados da investigação, destacando que nunca houve tanta demora para esclarecer um evento desse tipo.