Destaques
Amor pelo Tropeirismo: 3ª edição da Rota dos Muladeiros promete superar expectativas em Itapetininga
O Jornal do Meio-dia dessa quarta-feira (21) recebeu Paulo Vieira, organizador da aguardada 3ª edição da Rota dos Muladeiros. O evento, que celebra a tradição do Tropeirismo em Itapetininga, tem conquistado cada vez mais participantes desde sua primeira edição.
Paulo revelou que o sucesso da festa tem sido notável, com mais de 1.000 animais participando desde o início. O diferencial é que a Rota dos Muladeiros é exclusiva para Muares, englobando Mulas e burros. No segundo ano, o número de participantes ultrapassou 1.500 animais, demonstrando o crescimento constante do evento.
O encontro, marcado para iniciar no dia 22 de fevereiro, terá sua primeira etapa com a saída da casa do Gago e destino ao recinto de Sarapuí. No dia seguinte, em 23 de fevereiro, os participantes voltarão do recinto de Sarapuí em direção ao recinto de Itapetininga, envolvendo toda a região em uma atmosfera de tradição e movimento.
Destaque para o dia 24 de fevereiro, quando está programado o Passeio Oficial, com início e término no recinto de Itapetininga, percorrendo um trajeto de 22 km. A expectativa dos organizadores é que este ano supere as edições anteriores, com um aumento significativo no número de participantes em relação ao ano passado.
Para participar, não tem taxa de inscrição, basta estar com exame de anemia do animal em dia, e com o GTA – que é um documento oficial e de emissão obrigatória para o trânsito intradistrital e interestadual de animais para qualquer finalidade, ir até o Recinto no horário de saída e juntar as comitivas.
Segundo Paulo Vieira, a Rota dos Muladeiros não apenas resgata a tradição do Tropeirismo, mas também se destaca como um evento que movimenta a economia local e promove o encontro de pessoas apaixonadas pelos Muares.