Redes sociais

Destaques

Anhanguera: Cursos na Área da saúde com modalidade semipresencial

Publicado

em

No Manhã Super Difusora desta quarta-feira (19), tivemos a presença de Jhenifer Gonçalves – Coordenadora Comercial e Robinson Ferraresi – Diretor acadêmico da Anhanguera Itapetininga.
Em entrevista à Tuti e Bruno José eles falaram sobre a modalidade de ensino semipresencial que ainda é dúvida para muitos candidatos à graduação. Afinal, não são todas as instituições de ensino superior que oferecem essa opção e as vantagens, muitas das vezes, não ficam muito claras para os estudantes.

Um curso semipresencial é uma modalidade de ensino superior com aulas online e encontros presenciais semanais no polo ou campus da instituição de ensino.

Segundo as normas de Educação Superior a Distância do MEC, nesse modelo, as disciplinas são divididas em presenciais e a distância. Sendo assim, os cursos semipresenciais constituem uma modalidade de ensino aprovada pelo MEC em 2004.

Como funciona
Alguns cursos, seja por conta da complexidade dos seus conteúdos, quanto das matrizes curriculares, precisam de práticas presenciais. Por isso, não podem ser disponibilizados na modalidade 100%online, como é o caso dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, que só podem ser cursados nos modelos presencial e semipresencial.

Podemos exemplificar o funcionamento da semipresencialidade com o curso semipresencial de Enfermagem na Anhanguera mesmo. Nele, parte das disciplinas pode ser feita a EAD – cerca de 20% do total de disciplinas do curso. Porém, as aulas presenciais são base obrigatória do curso semipresencial, onde são realizadas experimentações em laboratórios especializados, testes, procedimentos e outros conhecimentos práticos da área de Enfermagem nos polos físicos de apoio.

Qual a diferença entre curso presencial e semipresencial?
O curso semipresencial se trata de um curso híbrido. Sendo assim, o aluno possui a praticidade do EAD Anhanguera somada à vivência em sala de aula. Além da flexibilidade para montar a própria rotina de estudos em casa, há maior familiarização com plataformas e recursos online exigidos no mercado de trabalho. Já o Presencial é com o estudante em sala de aula, que é o modelo tradicional, esse você já conhece: professor e alunos se encontram semanalmente dentro de uma sala de aula presencial. Assim, estão reunidos em um mesmo local físico.